29 janeiro 2015

Panqueca doce, como fazer?

Oi gente, tudo bem? Ontem fiz panqueca doce tipo americana em casa pra mim, meu namorado e meus pais, e minha querida mãe me deu a idéia de trazer a receita para vocês. A receita que eu tenho é da minha bisa, que passou pra minha vó, que me passou, já que minha mãe não é tão fã de panqueca quanto eu; não sei se as receitas da internet são iguais a essa que eu tenho, mas garanto que fica muito gostoso!
A receita é simples, mas como as vezes a gente acaba colocando um pouco a mais ou a menos que a medida indicada, é bom ir um pouco de olho na massa na hora do liquidificador pra ter uma idéia se o ponto está certo para ser frita.
Fiz um vídeo rapidinho enquanto eu fazia as panquecas (rapidinho tipo MUITO rápido mesmo, são 13 segundos!) e já postei no IG do blog, confiram clicando aqui.

Vamos aos ingredientes:


  • 200ml de leite (um copo normal ou uma xícara e meia)
  • 1 ovo
  • de 9 à 12 colheres de sopa de farinha (por último)
  • 1 colher e meia de chá de pó royal
  • 1 colher de sopa de açúcar 
  • Pitada de sal
  • Meia colher de sopa de manteiga

Modo de preparo: 

Adicione todos os ingredientes menos as colheres de farinha no liquidificador e bata, após feito isso, adicione as colheres de farinha e bata novamente, a quantidade de colheres de farinha que você vai adicionar depende da medida dos outros ingredientes que você colocou, as vezes um pouco a mais ou a menos muda a quantidade de colheres de farinha necessárias, mas enfim, a massa tem que dar uma engrossada e ficar mais densa, caso isso já tiver acontecido com 9 colheres de farinha, ok, mas se quiser colocar mais uma colher só para garantir, tudo bem, provavelmente não vai dar tanta diferença; caso sua massa esteja "fina" e bem líquida ainda, vá adicionando uma colher por vez e batendo para ir vendo devagar a massa engrossar e ficar mais densa, o máximo de colheres que você deve adicionar são 12, a partir daí, a massa já começa a ficar muito grossa e não convém deixar a massa assim para ir para a frigideira depois. 
Acertado o ponto da farinha, unte a frigideira com margarina ou óleo e utilize uma concha (de feijão) para colocar as medidas na frigideira ou coloque direto do liquidificador, mas não deixe a panqueca ficar muito grande, porque a original panqueca americana não é muito grande; coloque uma medida por vez e espere as bordas da massa ficarem mais escuras e começarem a "virar para dentro" para que você possa virar o lado da panqueca, feito isso, é só colocar em um prato e comer! 

Tem gente (como eu) que gosta de comer as panquecas sem nenhum "recheio", mas fica muito gostoso passar requeijão (sim, a massa é doce mas o sabor é sutíl e fica uma delícia com requeijão), ou doce de leite, ou geléia de qualquer sabor, ou goiabada derretida (ou geléia de goiaba), ou nutella, ou margarina, ou chantilly, ou calda (de chocolate, caramelo...), ou brigadeiro, ou tipo romeu e julieta (requeijão com geléia de goiaba ou qualquer fruta vermelha), ou, por fim (são muitas opções!) colocar pedaços de frutas com calda chocolate ou até mesmo chocolate derretido. 

Para fazer a massa é rapidinho, de 5 à 7 minutos, já a parte da frigideira é um pouco mais demorado (depende também da quantidade de massa que você fez), fazer uma panqueca na frigideira não é muito demorado, mas fazer várias acaba demorando um pouco, mas nada demais, uns 15 minutos para fazer todas as panquecas
Essa receita que passei pra vocês rende de 10 à 12 panquecas, já fiz uma vez que renderam até 13 panquecas, mas ontem renderam só 10 :(


Eu amo, amo e amo mais panquecas, sejam elas doces ou salgadas. Alías, essa receita de hoje, não precisa ser comida obrigatoriamente com recheios doces, já comi com coisas salgadas e deu muuuito certo também! 
Eu espero que tenham gostado da dica e quero saber de vocês o resultado das panquecas de vocês! Eu amo fazer de manhã, é um café da manhã e tanto, tomar com café fica uma delícia, e como ainda tenho um restinho de férias, pretendo fechar meu descanso comendo panquecas todo dia! 
Até a próxima, 
beijos! 

0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright 2015 - Rosa Brasileira - Todos os direitos reservados.