01 dezembro 2014

Croissant de Nutella

Oi, meninas! Esses dias postei uma foto bem simplificada de como fazer um croissant de chocolate e recebi pedidos para postar a receita; então é isso o que venho mostrar hoje!
Bom, não é tããão fácil assim de fazer, mas também não é tão difícil de fazer quanto eu pensava.
Vamos a receita:

Pré-Massa

  • Ingredientes: 
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento biológico fresco
Meio copo de água (em média, 100ml; considerando um copo de tamanho normal de 200ml)
  • Preparo: Em um recipiente, adicione a farinha, o fermento e a água; mexa até formar uma massa e deixe-a descansar por 15 minutos. 

Massa

  • Ingredientes: 
4 xícaras (chá) de farinha de trigo 
Meia xícara (chá) de açúcar 
1 colher (chá) de sal 
2 ovos
2 xícaras (chá) de margarina (para folhar)  
Nutella (quantidade à gosto) 
  • Preparo: Em outro recipiente, adicione a farinha de trigo, o açúcar, o sal e os ovos e mexa levemente, para misturar os ingredientes; em seguida, adicione a pré-massa e mexa até formar uma massa homogênea e macia. Após feito isso, deixe a massa descansar coberta por um pano até dobrar o tamanho. Em seguida, abra a massa em forma de quadrado e deposite a margarina no centro; "feche" a massa dobrando ao meio, como um livro, cobrindo toda a margarina; estique-a com um rolo até ter em média 1cm de espessura. Após isso, tenha em mente a massa dividida em três partes iguais e dobre-a, dobrando uma parte em cima da outra, repetindo esse processo mais 2 vezes, esticando a massa com um rolo antes de dobrar novamente. Obtendo uma massa de meio centímetro de espessura, faça o seguinte: 

Abra a massa em um círculo e fatie em triângulos de mesmo tamanho, como fatias de pizza. 







Na base do triângulo, meça sua metade e faça um corte de, em média, 3cm.








1cm a frente do corte, coloque uma colher de sopa (bem cheia) de Nutella em forma de "bolinha". 







Enrole as duas partes da fatia simultaneamente até o fim e deixe a Nutella passar pelo corte feito, para que ela se espalhe pela massa e não fique concentrada em um só lugar. 






Termine de enrolar até a fatia enrolada ter a aparência da foto ao lado. 










Após feito isso, unte uma assadeira com um pouco de margarina e coloque os croissants ainda crús na assadeira e deixe-os crescerem até o dobro de seu tamanho e em seguida, bata os dois ovos e pincele sobre os croissants crús. Enquanto isso, deixe o forno pré-aquecendo á 180ºC, depois de algum tempo pré-aquecendo, coloque a assadeira e deixe assando por 40 minutos. Depois é só retirar do forno, esperar esfriar e comer! Quem quiser pode ainda derreter chocolate á banho maria e colocar sobre o croissant, como uma calda.






E aí, gostaram? Não tive chance de fazer ainda, mas assim que der, vou fazer!
Beijos! 
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright 2015 - Rosa Brasileira - Todos os direitos reservados.